Como consultar Órgão Expedidor Emissor na carteira de identidade RG


Como consultar o Órgão Expedidor / Emissor na carteira de identidade (R.G.)

Você sabe o que é órgão expedidor ou emissor, sabe como e onde encontrar na nossa carteira de identidade, o famoso RG?

O Órgão emissor hoje em dia é pedido em boa parte dos formulários que precisamos preencher seja para prestar algum concurso público, fazer a inscrição para o vestibular ou ENEM, inscrição no MEI – Micro Empreendedor Individual e tantos outros cadastros que acabamos preenchendo no decorrer de nossas vidas. O motivo desta dica é o fato de muitas pessoas encontrarem dificuldades na hora de achar o órgão emissor na sua carteira de identidade por falta de informação ou por não saber do que se trata, mas fique tranquilo que a partir de hoje você vai saber como encontrar o órgão expedidor na carteira de identidade.

Consultar Órgão Expedidor

Antes então é importante deixar claro quem de fato tem poderes no Brasil para emitir este documento, a grande maioria das carteiras de identidade no Brasil são emitidas pela polícia civil e devido a este fato o órgão expedidor na maioria das vezes é emitido pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e cada estado tem a sua SSP que é a abreviatura e a sigla que você irá usar para preencher o campo do seu formulário (em algumas pode aparecer a sigla SESP), ou seja, se a sua carteira de identidade foi expedida pela polícia civil, ou Secretaria de Segurança Pública você vai usar a sigla SSP + a sigla do seu Estado, no exemplo da foto abaixo como foi expedido pela Secretaria do Espírito Santo (ES) ficaria então SSP + ES = SSP/ES ou SSPES. Fácil não é mesmo? Então se você for de São Paulo será SSP/SP ou SSPSP, do Rio de Janeiro: SSP/RJ ou SSPRJ e assim por diante de acordo com o seu estado.

Consultar Órgão Expedidor na Carteira de identidade - RG

Consultar Órgão Expedidor na Carteira de identidade – RG

Existem outros órgãos que também fazem emissão da carteira de identidade, ainda que o mais comum já tenha sido citado, temos também como no exemplo abaixo a emissão feita pela Secretaria da Justiça e da Segurança – Instituto Geral de Perícias – Departamento de Identificação, usado a sigla “II” de Instituto de Identificação, ou seja, funciona como o exemplo de cima porém agora a sigla é II + ESTADO que foi emitido, no exemplo da imagem abaixo Rio Grande do Sul, portanto IIRS, perceba que em algumas carteiras de identidade é fácil de identificar o órgão emissor através de letras perfuradas na carteira de identidade, aproximamos na foto para que você consiga identificar e consultar na sua também.

Consultar Órgão Emissor na Carteira de identidade - RG

Consultar Órgão Emissor na Carteira de identidade – RG

 

Esperamos que a nossa dica tenha sido útil, caso ainda reste alguma dúvida escreva nos comentários que estaremos respondendo.


39 Comentários

Comentar!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *