FGTS inativo 2017: extrato, calendário de saque e atualização de cadastro

FGTS inativo 2017: consulta extrato, calendário de saque e atualização de cadastro

Veja aqui tudo o que você precisa saber FGTS inativo, como consultar o saldo, as datas de recebimento do Fundo de Garantia entre outros

Aqueles trabalhadores que possuem algum saldo em contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), agora com as novas regras, poderão sacar o FGTS inativo 2017 desse
rendimento entre os dias 13/03 a 14/06, de acordo com alguns novos critérios ditados pela Caixa Econômica Federal e aprovados pelo novo governo brasileiro.

Publicidade:

FGTS inativo 2017 (imagem reprodução)

FGTS inativo 2017 (imagem reprodução logo FGTS)

Quem pode fazer saque FGTS de contas inativas

Para que você entenda o conceito, as contas FGTS inativo 2017 (Fundo de Garantia do tempo de serviço) são as contas de empregadores ou empresas que o trabalhador já não trabalha mais, ou seja, por algum motivo a pessoa tenha sido demitida (sem justa causa, se for por justa causa perde o direito) pela empresa até o dia 31 de dezembro de 2015. No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

O FGTS inativo 2017 é a soma desses depósitos mensais feitos pelos empregadores e os valores pertencem aos empregados. Essas contas por sua vez param de receber os depósitos automaticamente, claro, a empresa para de pagar assim que o trabalhador não contribui mais com a empresa.

Publicidade:

saque FGTS de contas inativas

Saque FGTS de contas inativas (Img / Rep.)

Os trabalhadores que tenham uma conta inativa encerrada até 31/12/2015.

Para saber se você tem uma contas inativas basta consultar seu extrato e verificar se a data de afastamento é anterior a 31/12/2015.

Publicidade:

 

Consulta Saldo de contas inativas do FGTS

Vamos lá, você deverá acessar o site da Caixa Econômica Federal para fazer a consulta do saldo inativo do seu FGTS, siga as dicas abaixo conforme indicado na imagem:

Consulta Saldo de contas inativas do FGTS

Consulta Saldo de contas inativas do FGTS

Publicidade:

Consulta passo a passo do FGTS no site da Caixa:
  • Acesse este link: http://www.fgts.gov.br/trabalhador/servicos_online/saldo_fgts.asp
  • Agora clique no botão “consulta extrato completo FGTS” ou aqui:
  • Digite o Número de Inscrição Social (NIS) ou do PIS (está na carteira de trabalho, também é o mesmo número do Cartão Cidadão)
  • Digite a senha (se não tiver senha, faça o cadastro agora pelo site ou em uma agência da CEF ou lotérica mais próxima) ou ligue para 0800 726 0101.

Consulta saldo FGTS pelo celular no aplicativo da Caixa passo a passo

Consulta saldo FGTS pelo celular

Consulta saldo FGTS pelo celular (Foto/Rep.)

Utilizando o App da Caixa Econômica Federal você pode também consultar o saldo da sua conta inativa do FGTS com seu celular, de forma rápida e prática. Confira o passo a
passo:

  • Acesse Apple Store (em caso de aparelhos Apple) ou o Google Play (em casos de aparelhos com sistema operacional Android).
  • Procura pelo aplicativo: FGTS Trabalhador e baixe em seu celular.
  • Cadastre uma senha, se ainda não possuir uma e coloque-a no campo indicado assim como o número do PIS/NIS.

É importante salientar que o aplicativo não tem custo algum e está disponível para smartphones e tablets com sistemas Android, iOS e também para Windows Phone.

Consulta do extrato do FGTS inativo ou ativo pessoalmente

Você também pode consultar o seu FGTS pessoalmente na sua agência Caixa mais próxima de sua casa, para consultar pessoalmente os extratos do FGTS inativo 2017, basta ir a uma das agências da Caixa Econômica Federal munido com seus documentos pessoais e Cartão Cidadão se possuir (se não tiver o cartão cidadão, leve a Carteira de Trabalho para que um agente possa consultar o número do seu PIS).

 

Calendário de pagamento ou saque do FGTS inativo

O calendário de pagamento do FGTS inativo será confirmado ainda em fevereiro de 2017, mas tudo indica que os pagamentos devem iniciar no mês de março e serão feitos pela ordem de nascimento como de costume. Então, quem nasceu em fevereiro, deverá receber o benefício em março (exemplo).

Está previsto que até o mês de julho todos os trabalhadores que possuem contas inativas e com saldo disponível, já tenham recebido.

Curta e Compartilhe!

2 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONSULTAR CPF – SITE NÃO OFICIAL DE CONTEÚDO INFORMATIVO GRÁTIS - POLÍTICA DE PRIVACIDADE