Consultar CPF grátis na internet


COMO FAZER E CONSULTAR CPF GRÁTIS NA INTERNET

Consulta de CPF é hoje em dia muito procurada, afinal, todos queremos saber a situação cadastral de nosso nome, antes de mostrar para você como consultar cpf grátis iremos ensinar como fazer CPF online, confira os passos para criar CPF online grátis:

Até o ano de 2012 para criar um CPF era preciso que o cidadão fosse até uma agência da Caixa Econômica Federal. A boa notícia que agora é possível também criar ou inscrever novo CPF na internet a partir de casa, basta você ter um computador com uma boa conexão à internet e ter 16 anos de idade ou mais.

Para inscrever ou fazer novo CPF pela internet acesse o site da Receita Federal do Brasil através deste link e siga as instruções. Note que ao lado direito do site existe uma aba “Serviços em Destaque”, abaixo procure a área indicada na imagem “Inscrição no CPF” ou clique no link entre aspas.

Consulta CPF - Como fazer novo CPF na internet

Consulta CPF – Como fazer novo CPF na internet

Ao clicar você será encaminhado para esta página de título “Inscrição CPF Internet” que contém o seguinte formulário de inscrição:

inscricao-novo-cpf-na-internet-receita-federal

Então será necessário informar seus dados pessoais corretamente, ou seja, nome completo, fata de nascimento, titulo de eleitor, gênero, onde nasceu (cidade e estado), nome da sua mãe, na parte de identificação pessoal. Depois informe dados do seu endereço, como CEP, cidade, estado (UF), logradouro (Por exemplo: Rua, avenida, estação, distrito, fazenda…), bairro e informações telefônicas caso possua. Após preencher o formulário de inscrição completo, clique em enviar conforme indicado na imagem.

Se você fez a inscrição de forma correta, o sistema irá gerar um número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas, ou seja, seu novo CPF. O comprovante deve ser impresso pois não será possível emitir segunda via pela internet.

COMO CONSULTAR CPF ONLINE – RECEITA FEDERAL

Se está procurando consultar seu CPF de forma grátis na internet, iremos dar as dicas necessárias para que você possa conseguir aquilo que está procurando. Muitos procuram consultar CPF para se informar sobre possíveis dívidas no varejo, SPC e SERASA e outros serviços que servem de apoio ao crédito, mas para esse tipo de consulta você deverá procurar o CDL de sua cidade pois este serviço é cobrado em sua grande maioria.

Para consultar CPF grátis na internet é necessário acessar o site da Receita Federal e ir na página “Comprovante de Situação Cadastral no CPF”, ou seja, você saberá se o CPF está ou não ativo, mas não se tem pendências financeiras conforme informado acima, então para fim de consulta de situação cadastral acesse o site da receita e na página para consultar a situação cadastral, é preciso que informe os 11 dígitos do CPF e que repita corretamente os caracteres aleatórios exibidos de número e letras intercaladas (Caso não entenda ou decifre a parte visual, poderá escutar o código clicando no ícone do som), em seguida clique em “Consultar” . Caso tenha colocado os dados corretos, o resultado será um comprovante da situação cadastral no CPF com informações buscadas no banco de dados do Ministério da Fazenda – Secretaria da Receita Federal do Brasil .

Consultar situação Cadastral de CPF - Site Receita Federal

Consultar situação Cadastral de CPF – Site Receita Federal

Algumas observações devem ser levadas em conta conforme o próprio site diz:

1) O CPF deve ser digitado por completo, inclusive com o dígito verificador, sem separadores de números, pontos ou traços.

2) Código impresso ao lado – Digitar os caracteres da imagem CAPTCHA. Essa informação ajuda a Receita Federal do Brasil a evitar consultas por programas automáticos.

3) Para a consulta funcionar é preciso seu navegador esteja habilitado para gravar “cookies”.

No comprovante então aparecerá o número do CPF, o nome da pessoa física, a situação cadastral, REGULAR ou IRREGULAR e também o dígito verificador.

Lembrando que nesta consulta não é buscado nada relacionado a parte financeira do CPF, para isso será necessário ir a uma CDL local ou empresas que prestem este serviço, e para este geralmente terá um custo que pode variar de acordo com a informação que precise saber a respeito de seu CPF.


43 Comentários

Comentar!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *